website-29

Materiais e Atividades de Aprendizagem

Relatório conjunto a identificar o estado da investigação e as barreiras atuais à inclusão

O relatório conjunto fornece uma síntese da investigação e planos de ação desenvolvidos em todos os países parceiros. Apresenta uma análise completa das necessidades no contexto da inclusão – com base nos dados científicos e testemunhos recolhidos, de migrantes e atores locais – e de exemplos de políticas e práticas eficazes já em vigor. Além disso, o relatório apresenta recomendações relevantes para possíveis melhorias nesta área.

Toolkit “Escolas como Centros de Inclusão”

O Toolkit “Escolas como Centros de Inclusão” engloba todas as principais fases e informações para auxiliar as escolas a operar como centros de inclusão, baseando-se nos resultados do WP2, e nas práticas e políticas de referência. O toolkit aborda as seguintes secções: a) estrutura e evidências que sustentam o conceito de “escolas como centros de inclusão”, b) planeamento prático e dicas operacionais, c) estratégias para o envolvimento da comunidade, d) aprendizagem e apoio entre pares, e) criação de uma visão e objetivos comuns, e f) abordagem de questões operacionais para uma implementação, monitorização e avaliação eficientes.

Currículo

O Currículo corresponde a um conjunto de módulos criados com o objetivo de dar resposta às necessidades específicas da equipa escolar e dos mediadores culturais. É composto por duas secções, cada uma direcionada para um destes dois grupos-alvo. Cada módulo foi desenhado de forma flexível, variando em duração e podendo ser implementado de diversas formas, acomodando a participação de todas as famílias migrantes. O currículo foca-se na educação inclusiva, mediação intercultural, aprendizagem de línguas para migrantes e promoção da saúde, bem-estar e resiliência. Destina-se a capacitar educadores e mediadores, para que estes possam apoiar eficazmente os estudantes e criar um ambiente de aprendizagem inclusivo.

Documento de orientação

O documento de orientação aborda questões, falhas e planos de ação identificados ao longo do desenvolvimento do projeto, com base nos resultados da pesquisa realizada anteriormente (WP2) com os públicos-alvo. Este documento oferece recomendações para melhorar a inclusão dos alunos migrantes e respetivas famílias nas escolas e na sociedade. Será distribuído pelos dirigentes, autoridades e restantes partes interessadas, de forma a influenciar positivamente os sistemas de inclusão nos países parceiros.

Projeto Número 2022-1-FI01-KA220-SCH-000086160

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.